Carmelo Rodero Crianza 2018

PDFImprimirEmail
Ribera del Duero - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Carmelo Rodero
Ano de Colheita: 2018
Grau Alcoólico: 14,5%
Castas: 90% Tinta del país, 10% Cabernet sauvignon
Garrafa: 750ml
Prémios: 92 pts Peñin

Preço:
20,95 €
Descrição

Aos 14 anos, Carmelo já cultivava a terra com os primeiros tratores que se avistavam na zona e, após o serviço militar, passou a comprar e a cultivar as suas próprias vinhas. Ele se separou da cooperativa e os frutos de seus então 30 hectares foram adquiridos por 14 anos pela Vega Sicilia.

Convencido de que a qualidade das suas "pérolas negras" (como gosta de as chamar) são a base inequívoca de um bom vinho, optou pelo futuro e iniciou a sua própria caminhada, apresentando ao mercado o seu primeiro vinho da vindima de 1991. Desde então , todos os anos os seus vinhos têm recebido inúmeros reconhecimentos da crítica especializada.

Atualmente possui 140 hectares de diferentes lotes selecionados. A idade média da vinha é de 30 anos, com vinhas de 10 anos e outras de 70. A variedade autóctone Tinta del País ou Tinto Fino (Tempranillo) ocupa 85% da superfície total da vinha, a Cabernet Sauvignon 10% e a Merlot 5%. Todos eles estão distribuídos em encostas suaves que possuem os atributos únicos da Ribera del Duero.

As práticas de cultivo buscam a concentração máxima em cada grão, não ultrapassando os 4.000 kg / ha em qualquer caso e selecionando-o antes de entrar no depósito.

A área tem um clima mediterrâneo com influência continental, chuvas moderadas a baixas, com verões secos e invernos longos e rigorosos.

O solo é constituído por sedimentos terciários com camadas mais ou menos lenticulares de areias argilosas ou argilosas com camadas alternadas de calcário, marga e até concreções calcárias. O relevo da área oscila entre as colinas interfluviais e os vales, com uma altura topográfica entre 750 e 850 metros.

 

De cor rubi com alto robe, mantém excelentes notas de cereja cobertas por nuances rosadas, em um meio perfeitamente limpo e brilhante.Os seus aromas ainda varietais são os primeiros a surgir, bem acompanhados por uma tosta suave bem combinada com um toque final de alcaçuz, se possível mais fino.Estruturado e carnudo com um excelente bouquet que permanece na boca após encher a boca de sabor intenso;um vinho perfeitamente equilibrado, longo e generoso nas sensações gustativas.

 

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.