Cx. Mad. Qtª do Monte Xisto tinto 2018 (3 un)

PDFImprimirEmail
Douro - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Quinta do Monte Xisto, João Nicolau de Almeida & Filhos
Ano de Colheita: 2018
Grau Alcoólico: 13,5%
Castas: Touriga Nacional (55%), Touriga Francesa (35%) e Sousão (5%)
Enólogo: João Nicolau de Almeida

Preço:
148,50 €
Descrição

A quinta do Monte Xisto Situa-se na Região Demarcada do Douro, em Vila Nova de Foz Côa, DouroSuperior. É um projecto familiar onde se conjugam as perspetivas e conhecimentos técnicos de duas gerações de enólogos. Conversam, falam, riem sobre o xisto, sobre o engaço, sobre tratores, sobre a vinha, o vinho e a vida. Nasce assim a João Nicolau de Almeida e Filhos, continuando a presença secular da família nos vinhos do douro.

Ano Vitícola Na Quinta do Monte Xisto os dois primeiros meses do ano foram muito secos. Em Março a chuva veio em força continuando mais moderada em Abril e Maio, intensificando-se novamente em Junho, o que permitiu repor os níveis de água no solo. Em Julho e Agosto deu-se um aumento habitual das temperaturas, seguindo-se um início de Setembro fresco. Foi um ano bastante equilibrado, permitindo um bom desenvolvimento da vinha. A vindima teve início a 7 de Setembro.

Vinificação As uvas foram vindimadas manualmente e transportadas para a adega em caixas de 20kg. Foram vinificadas em lagares com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de 6 dias no lagar com leveduras indígenas. Seguiu-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros.

Notas de Prova Sedutor como sempre! Cor intensa rubi, aproximamos o nariz ao copo e o aroma vai-se descobrindo pouco a pouco. Primeiro sobressaem a esteva, o zimbro, progredindo para um universo de frescura condimentado por ervas aromáticas. Mostra-se então vivo e cheio de fruta. Na boca ataca com volume, uma esfera macia envolta por taninos suaves desliza para um final longo e fresco. Rendemo-nos ao seu charme e enchemos novamente o copo….

 

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.