Dona Maria Petit Verdot 2016

PDFImprimirEmail
Alentejo - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Ano de Colheita: 2016
Grau Alcoólico: 14,5%
Castas: Petit Verdot
Garrafa: 750 ml
Prémios: 17 Vinho Grandes Escolhas

1-4w.gif
Descrição

A história é rica nesta casa, com a produção de vinhos na Quinta do Carmo desde há 150 anos, no entanto somente a partir de 1988 é que o seu actual proprietário, Júlio Bastos, começa a comercialização dos seus vinhos, produzidos nesta famosa Quinta. Quem não se lembra dos famosos Garrafeiras de 1985, 1986 e 1987 da Quinta do Carmo, verdadeiros hinos á mais pura tradição Alentejana?

Em 1992, Júlio Bastos, pretendendo assegurar o seu crescimento e, ao mesmo tempo, o escoamento da produção, vende 50% da Sociedade Agrícola Quinta do Carmo aos Domaines Barons de Rothschild (Lafite). É nessa altura que a antiga adega é transferida da Quinta de Dona Maria ou Quinta do Carmo para a Herdade das Carvalhas, propriedade essa que, a partir dessa data passou a pertencer à Sociedade.

Nunca tendo deixado de pensar em voltar a fazer o seu próprio vinho, foi na entrada do novo milénio que surgiu essa oportunidade. Júlio Bastos decide então vender a sua participação na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo, e recomeça este novo projecto, os vinhos Dona Maria.

Em 2003 faz-se a primeira vindima de uma nova etapa na longa vida desta Quinta, cujo conceito, é a produção de vinhos de qualidade aliado a um projecto familiar, que sempre distinguiu esta propriedade ao longo dos tempos.

O sucesso, como não podia deixar de ser, foi instantâneo, recebendo rasgados elogios da critica nacional e internacional. Voltava a renascer o espírito dos vinhos produzidos por Júlio Bastos na sua querida Quinta do Carmo, em Extremoz.

Perfumado, com uma elegância floral invulgar na casta, notas fumadas, um leve vegetal seco. Na boca sente-se mais o perfil característico do Petit Verdot, num vinho vigoroso, com taninos sólidos, mas bem maduros, muita especiaria, fresca acidez a avivar o conjunto.

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.