Herdade Grande Gerações Tinto 2014

PDFImprimirEmail
Alentejo - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Herdade Grande
Ano de Colheita: 2014
Grau Alcoólico: 14%
Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah
Garrafa: 750 ml
Enólogo: António Manuel Baião Lança - Diogo Lopes
Prémios: 17 pts grandes Escolhas

Preço:
13,95 €
Descrição

Herdade Grande é uma propriedade agrícola localizada a cerca de 5Km de Vidigueira/Alentejo, com área total de 350 hectares dos quais 60 hectares de vinha, 40 de olival e o restante destinado a pastoreio de ovinos. Esta propriedade é pertença da mesma família há cerca de 1 Século, tendo por esta sido adquirida em 1920, data em que a vinha e o olival eram culturas presentes. Nela nasceu o actual proprietário, licenciado desde 1970 em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia, que é Gestor e Produtor dos vinhos da empresa. Conjuntamente com propriedades confinantes forma uma Reserva de Caça Turística, com 750 hectares. O projecto vitivinícola iniciou-se com a instalação de vinhas em 1980 e a vinificação em 1997, pretendendo produzir e comercializar 350.000 a 400.000 garrafas de vinho, das quais 30% Branco e 70% Tinto.

ENOLOGIA

Porque já vamos na 2ª Geração e todos merecemos comemorar o que de bom se tem feito, brindemos às 20 VINDIMAS com este blend, produzido a partir de uvas vindimadas manualmente e selecionadas com todo o rigor.  A fermentação decorreu em lagares de inox, de reduzidas dimensões com controlo de temperatura de forma a preservar toda a elegância aromática. Após a fermentação estagiou em 4 tipos de barricas de carvalho durante 12 meses e igual período em garrafa.
 
NOTAS DE PROVA
 
Límpido, cor granada, apresenta no nariz um perfil aromático intenso, sugerindo Frutos maduros, com suaves notas de madeira, e sugestões de especiarias. No palato mostra-se encorpado e bem equilibrado, com taninos robustos e acidez  bem combinada, terminando com final longo e elegante.
 
SUGESTÕES DE CONSUMO

Convidamo-vos a brindar com este vinho tinto, acompanhado com cabrito ou  típico borrego alentejano assados no forno ou carnes gordas na brasa bem  condimentadas.  Temperatura de consumo aconselhada 16º a 18º.

Excelente casamento entre barrica e fruto. Tudo no sítio sem excessos ou pontas soltas, bonito e gostoso de cheirar. Gordo e macio na boca, bela amplitude de prova, taninos suaves e bem maduros, final elegante e bem polido. Um tinto fino e bem feito.

 

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.